Resenha do Filme A onda
BACHARELADO EM DIREITO
CIÊNCIA DA POLÍTICA (COM TGE)
ELAINE AGOSTINHO DE SOUZA
RESENHA CRÍTICA
RECIFE
2013
ELAINE AGOSTINHO DE SOUZA
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado como exigência para compor a nota da 2ª avaliação da disciplina ciência da política (em TGE) sob orientação da Prof. Luíza Maria Pontual Costa e Silva.
RECIFE
2013
Resenha do filme A onda.
A onda é um filme baseado em uma história real. O filme é Alemão, que conta a história de um professor que tenta pegar uma classe que ia falar sobre anarquia. Porém ele não consegue ensinar para essa classe. Então ele passa a ensinar para uma outra classe, que ia falar sobre autocracia. Que é o posto da disciplina que ele queria.
O professor que é pouco querido por seus colegas de trabalho, se encontra perante uma situação difícil, pelo fato de iria lesionar para uma turma de alunos nem um pouco interessado. Mas o professor aceitou o desafio, e em pouco tempo conquistou o respeito da maioria desses alunos.
Ele chega a perguntar aos alunos se é possível na Alemanha moderna acontecer uma nova forma de ditadura. Nesse momento o professor propõe aos alunos experimentos onde se transforma em uma aliança fascista.
E é nesse momento em que os alunos começam a se ajudar, a ter maior responsabilidade com o movimento, com uma certa euforia. Com um desejo que a onda se espalhe pra cada canto do colégio. Para que todos passem a conhecer a onda e ingressar nessa ideia. Que até chega a conquistar novas pessoas para esse fenômeno que surgiu na sala de aula.
Nesse momento surge um grupo que se opõe a essa legião, pois vê que as pessoas começam a mudar seu comportamento. Chegando até ficar agressivos com as pessoas que não concordavam com a nova ideia.