Resenha "hotel ruanda"
Ano de 1994, Ruanda é palco de uma das maiores atrocidades da história da humanidade onde, em apenas 100 dias, quase um milhão de Tutsis são brutalmente assassinados por milícias da etnia Hutu. No cenário destas indescritíveis ações, um homem promete proteger a família que ama, acabando por encontrar a coragem para salvar mais de mil refugiados.”Hotel Ruanda”conta-nos a história verídica de Paul Rusesabagina(Dom Cheadle),um homem que conseguiu evitar o genocídio de mais de 1200 Tutsis durante a guerra civil ao conceder-lhes abrigo no hotel que dirigia na capital de Kijali.
Hotel Ruanda é um filme histórico dirigido por Terry George, produzido em 2004 pelos E.U. A e interpretado por Dom Cheadle, entre outros. Este filme é baseado numa história real, que nos faz refletir sobre os esforços minúsculos realizados pela ONU, o trabalho de “formiguinha” da equipe da cruz vermelha, a preocupação dos dirigentes brancos em salvar apenas os brancos e em deixar os negros à revelia. Todas essas situações criadas pelo ocidente para cuidar do mundo subdesenvolvido não se sensibilizaram diante do assassinato de quase um milhão de ruandeses. Um homem comum, porém com muita sabedoria e poder de chefe de estado, consegue obter mais resultados do que as superorganizações bem preparadas do mundo ocidental. Foi um dos maiores exemplos de lutas entre diferentes grupos étnicos, entre hutus e tutsis em Ruanda.
Durante o processo de colonização da Bélgica, os tutsis correspondiam a aproximadamente 15% da população de Ruanda. Mesmo sendo minoria, eles foram escolhidos pelo poder colonial para governar o país pelo fato de terem a cor da pele mais clara, o nariz mais fino e por serem mais altos. A maioria hutu (85%) ficou excluída do processo socioeconômico do país. Porém, em 1959, os hutus se revoltaram com a condição em que estavam e assumiram o poder do país em 1961, nesse mesmo ano Ruanda adquiriu status de República, e, no ano