RESENHA: HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO NO BRASIL
Teoria, História e Crítica da Cidade
Trabalho desenvolvido a partir do texto: História da Cidade e do Urbanismo no Brasil: Reflexões sobre a Produção Recente, dos autores Ana Fernandes e Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes.
O texto propõe uma reflexão e entendimento sobre a produção acadêmica desenvolvida nos últimos 15 anos, nos programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Planejamento Urbano e Regional do Brasil.
Segundo os autores, uma direção do pensamento sobre a cidade e o urbanismo está hoje ancorada na história.
Esse interesse pela história tem 2 lados:
O 1º relaciona-se a valorização do patrimônio histórico, embora muitas vezes vislumbrando perspectivas oferecidas pelo turismo.
O 2º relaciona-se ao desenvolvimento de pesquisas que objetivam conhecer a história das cidades, suas transformações no tempo e seus projetos realizados ou não, além dos referenciais que contribuíram para dar-lhes nova forma e sentido.
A partir dos anos 80 surgem novos estudos sobre a história da cidade e do urbanismo, onde buscava-se compreender o histórico da crise de moradia e ação do Estado. A preocupação com a forma da cidade é menos significativa do que com a questão social que marca os estudos de história da cidade nesse período.
Em 1983, nos encontros da Anpur (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, o foco da história da cidade e do urbanismo apresenta uma bifurcação sobre a preservação e imagem e forma da cidade.
Entende-se que forma, imagem e preservação entrelaçam-se com a história, objetivo dos processos de transformação do espaço urbano.
Considerando isso, os autores escolhem analisar somente o que se refere a história.
A maioria dos trabalhos analisados abordam entre 10 e 50 anos e tendem mais para ensaios críticos que para a questão histórica propriamente dita, além da ausência de preocupação com a periodização nessas produções.
Cerca de 90% dos trabalhos analisados