Resenha Gravidez na Adolescência
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO: Psicologia
PROFESSORA: Lara Beatriz Fuck
DISCIPLINA: Desenvolvimento II
ALUNA: Carol Quarantani; Rakelli Krauss
Gravidez na Adolescência: “Esperando o futuro: a maternidade na adolescência.”
A gravidez na adolescência está ocorrendo cada vez mais precocemente na sociedade atual, pois o jovem de maneira geral está iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. Este tipo de gravidez geralmente não é planejada e acomete adolescentes de até 21 anos de idade. Tem sido tarefa difícil explicar a causa de existir tantas adolescentes grávidas, e seu crescente número a cada ano. De um lado, alguns profissionais apontam para a falta de informação, de outro, a questão centra-se numa busca pela identidade por parte dos adolescentes. Cabe o estudo e a reflexão acerca das várias possibilidades que levam à gravidez na adolescência. Existem algumas condições que propiciam a gravidez na adolescência, levando milhares de jovens a uma experiência fora de hora, dada a inexperiência e consequente dificuldade em cuidar do filho que chega.
A cada 10 bebês nascidos no Brasil, 3 são filhos de jovens com idade entre 12 e 19 anos. Essa história de gravidez na adolescência pode soar estranha, mas certamente também soa familiar para muita gente que já passou pela situação ou conhece alguém que a vivenciou, seja um parente, uma amiga, uma vizinha ou uma conhecida.
Na atualidade, observa-se uma mudança de alvo, e a maternidade na adolescência é tratada como precoce e indesejável. No momento em que ser mãe passou a ser um projeto tardio e opcional, mesmo que dentro de uma relação conjugal, será preciso adestrar o erotismo da jovem adequando-o aos novos ideais e expectativas sociais, encontrar novos destinos para a sexualidade feminina juvenil percebida como impulsiva e difícil