resenha gramsci
Discente: Ana Rita Duarte
Docente: José Henrique Organista
Ciências Sociais – 1 Período
Campos dos Goytacazes
____________________________________________________________
RESENHA: BIANCHI, Alvaro. O laboratório de Gramsci, São Paulo: Alameda,2008.
Bianchi propõe em seu texto “O laboratório de Gramsci” mais uma investigação sobre o comunista sardo Antonio Gramsci, refutando o senso comum em torno dos intelectuais orgânicos, da hegemonia e da sociedade civil, do bloco histórico e do papel cultura, Gramsci escreveu os relatos exposto por Bianchi em cárcere privado a qual estava preso por sua militância no período fascista na Itália.
A homogeneidade na obra carcereira do autor italiano engloba história, filosofia e política, onde na analise de Bianchi fosse possível abrir mão da totalidade do contexto histórico, desvincular-se economia e política, teoria e prática, sem desconsiderar o caráter marxista, mas também vincula o materialismo histórico com a vida de Gramsci e suas obras.
Bianchi mostra como os próprios escritos gramscianos articulam uma unidade dialética entre a sociedade política e a sociedade civil. Ele também relembra citações de autores referentes à bad civil society – grupos autoritários violentos em ascensão na República de Weimar e no período do fascismo na Itália.
No entendimento de Gramsci utiliza de metáforas para explicar de forma não esquemática guerra de posição e guerra de movimento no Ocidente - não no âmbito geográfico.
O processo passivizador das demandas de parcela dos grupos de classes baixas em um contexto de reformas, revoluções ou guerras, com foco em perspectiva coercitiva do Estado, com acordo entre uma parcela dominanteascendente modernizadora e outra fração dominante conservadora; a cooptação modernizadora com atendimento a demandas de alguns grupos subalternos de uma hegemonia incompleta. Situação essa que desempenhou papel principal na analise da historia italiana e