Resenha sobre Gramsci 2 unidade
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
RESENHA SOBRE A TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE GRAMSCI
Ana Maria Ferreira
Bianca Damasceno
SALVADOR-BA
2015
FACULDADE BATISTA BRASILEIRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
RESENHA SOBRE A TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE GRAMSCI
Ana Maria Ferreira
Bianca Damasceno
Resenha apresentado pela aluna, do Curso de Serviço Social, à disciplina FHTM III - 2ª Unidade, Orientadora:Prof.ª Asenate.
Salvador-Ba
2015
RESENHA GRAMSCI
Simionatto, Ivete - GRAMSCI: sua teoria, incidência no Brasil, influência no serviço social São Paulo 2011 Cortez 4. Ed.
Antonio Gramsci nasceu em Alles, na Sardenha Itália, vindo de uma família de porte pequena. Após a prisão de seu pai acusado de peculato e adulteração de declarações no cartório que trabalhava com essa difícil situação financeira que sua família se encontra. Gramsci viu a necessidade que trabalhar para ajudar sua família, deixando de lado seus estudos. Parando após a conclusão da 5ª série primária no de 1903. Em meio dessa situação financeira que sua família se encontrava e a necessidade de trabalhar, Gramsci se revolta com a situação vivida, pelo fato de não poder mais estudar, pois os direitos prevaleciam aos filhos de ricos, de família tradicional conservadora da época. Com base nos conflitos dessa época onde a burguesia, tomava todo o país, com o capitalismo que nascia, enfim Gramsci começa a formar seu pensamento em prol dos menos favorecidos.
Em 1924, após ser eleito deputado, Gramsci acreditava defender os direitos dos cidadãos com mais liberdades, mas essa ilusão não perdurou muito, em 1926 foi preso quando voltava para sua casa em Roma. Após sua prisão resolveu escrever as cartas do cárcere, onde apontava sua vida pessoal mais também as expressões sociais, as desigualdades sofridas pelo proletariado, camponeses, etc.
Quando se fala de hegemonia pensamos logo na poder, ou seja, ricos, empresários, político