ANTONIO GRAMSCI
CRISTIANE PEREIRA LIMA
LAÍS MONTEIRO
RESENHA: ANTONIO GRAMSCI E A EDUCAÇÃO
Campo Grande – MS
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
CRISTIANE PEREIRA LIMA
LAÍS MONTEIRO
RESENHA: ANTONIO GRAMSCI E A EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia na disciplina Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental – histórico, concepções e organização, ministrado pela Profª. Drª. Bartolina Ramalho Catanante.
Campo Grande - MS
2015
ANTONIO GRAMSCI
Abordaremos nesta resenha a vida a de Antônio Gramsci, seu princípio norteador teórico, o papel da escola, do professor e do aluno, tendo vista as contribuições deste teórico baseado na Coleção Educadores produzida pelo Mec (Ministério da Educação), escrita por Attilio Monasta (2010).
Antônio Gramsci nasceu em Sardenha Itália. Sua aprendizagem política e educativa iniciou durante a Primeira Guerra Mundial, como Jornalista e crítico de Teatro. Considerado um teórico revolucionário. Fundador do Partido Comunista Italiano em 1921. Durante seus anos na prisão e até sua morte em 1937, aprofundou suas concepções teóricas. Suas obras só foram publicadas após a queda do regime fascista e com o fim da Segunda Guerra Mundial entre 1947 e 1951.
O objetivo de suas obras e teoria foi descobrir a “Função Intelectual” real dentro das sociedades, função que é, sempre e inseparavelmente educativa e política que tinha como mensagem central a ideia de que a organização da cultura está ligada ao poder dominante.
No decorrer de seus estudos Gramsci aponta que cultura e política são questões indissociáveis, assim como economia e política, deste modo nos faz refletir que não podemos compreender uma sem compreender a outra, os conceitos se entrelaçam, pois estão presentes na sociedade.
Cultura seria um instrumento das práxis que propiciaria às massas uma consciência verdadeiramente de uma ordem hegemônica. Nos fazendo repensar que hegemonia não se faz apenas