Resenha Gestão de Pessoal
Título do Texto: O Capital Humano como elemento estratégico das organizações
Autora: Virgínia Souza Drummond
PALAVRAS-CHAVE DO TEXTO
Liderança, Gestão, Organização, Sociabilidade
INTRODUÇÃO AO TEMA ABORDADO
O texto começa falando como as organizações se encontram hoje em dia, estrategicamente falando, com a aceleração de um mundo cada vez mais globalizado. Segundo a autora, o que se observa é, cada vez mais, a fragilização de todos os empreendimentos humanos pela excessiva flexibilização, produzindo desagregação.
CONFRONTO TEÓRICO DAS IDEIAS DO AUTOR
O significado do que se pode entender por trabalho, a autora Virginia menciona que para tal é necessário o diálogo e a negociação.
A busca de transparência entre os colaboradores de uma organização é outro ponto com grande importância para a autora. Nessa busca incluem os Líderes e os Gestores. Assim a autora Virginia afirma que se pode estabelecer pactos legítimos, pautados em confiança, onde pode aumentar a produtividade das organizações tornando-as mais competitivas e com todos os colaboradores motivados, o que de fato é um diferencial no mercado.
A autora destaca a busca constante pela confiança através da transparência e também que a missão mais estratégica de uma organização é a sua própria construção.
APRECIAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO
O texto deixa claro que os aspectos financeiros e tecnológicos se sobrepõem às relações sociais, pois essas relações sociais, em função de um mundo cada vez mais globalizado, estão fragmentadas o que provoca a desagregação entre os indivíduos.
Essa crise gerada por esse pressupostos que a autora levantou fez com surgissem alternativas e tendências, das quais destaca a racionalidade intersubjetiva e o relativismo – consenso no lugar da radicalização.
O diálogo construtivo e a colaboração mútua é utilizado pelas lideranças nas organizações. É missão desses líderes manejar a cultura dessas organizações.