Resenha gestao de qualidade
A importância da qualidade dos serviços/produtos prestados aos clientes vem ganhando cada vez mais espaço em nosso meio. A melhor maneira de saber se algo tem qualidade ou não é a própria opinião do receptor do serviço/produto “Cliente”, pois com tal opinião é a melhor maneira de poder realizar mudanças para melhorar cada vez mais qualidade e a satisfação do cliente.
Para obter uma qualidade dos processos. Serviços ou produtos não é necessário uma revolução dentro da empresa, mas sim da uma nova importância, atenção e realizar mudanças afim de melhorar aquelas atividades de rotina dentro do ambiente corporativo.
As empresas vêm buscando cada vez mais acompanhar as mudanças ocorridas nos mercados possibilitando assim cada vez mais a visualização de todo o período da evolução que as terias da qualidade total vem sido feitas.
Apesar de alguns autores citar apenas 2 períodos a qualidade é dividida em três períodos: 1. Era da inspeção; 2. Era da estatística; 3. Era da qualidade total.
No período da inspeção, começado pouco antes da Revolução Industrial, o principal foto dos produtores e clientes eram os produtos.
No período de Controle estatístico o foco estava voltado para os processos de produção. Devido o grande aumento da demanda mundial os produtos manufaturados deixaram de ser inspecionados de um a um por seção aleatória de lotes de produtos.
No período da qualidade total o que vem se presenciando hoje o foco é na satisfação do cliente. Para obter de tal maneira a qualidade total é necessário que todos os funcionários da empresa passar a ter o conceito de gestão da qualidade visando sempre a atender as expectativas do cliente.
O período pós-guerra trouxe ainda dimensões novas ao planejamento das empresas. Em virtude da incompatibilidade entre seus produtos e as necessidades do mercado, passaram a adotar um planejamento estratégico, porque caracterizava uma preocupação com o ambiente externo às empresas.
Foi