Resenha Gestão da Qualidade Teoria e Prática - Edson Pacheco Paladini -
Teoria e Prática
Edson Pacheco Paladini – 2ª Edição – São Paulo – 2004
Editora Atlas
Resenha (Parte 1)
O primeiro capítulo deste livro aborda o funcionamento da Gestão da Qualidade e nos leva a compreender que o conceito de qualidade é dinâmico uma vez que vários aspectos podem ser utilizados para definição de qualidade. É importante estar atento aos equívocos que se pode cometer, porém mais importante que isto é não considerar os equívocos de maneira isolada, uma vez que todos ao serem analisados de forma individual indicam a qualidade, o maior problema e achar que um único aspecto pode ser considerado, sozinho, como qualidade. É possível dizer que qualidade é um assunto constante nas organizações, é fácil de falar é difícil de entender. A definição da qualidade possui diversas interpretações,
Qualidade é uma palavra de domínio público e sua definição não pode ser feita de qualquer maneira, é importante ressaltar que nem sempre o conceito usado para definir qualidade é feito de maneira correta o que pode trazer impactos negativos e às vezes até fatais para a empresa/produto.
É possível concluir que conceito de qualidade engloba diversos fatores com importâncias de níveis diferentes, não se podem concentrar os esforços em apenas um destes fatores ou desconsiderar algum outro.
Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas pela Gestão da Qualidade em busca de excelência, mas a execução destas estratégias devem ser bem analisadas e feitas com bastante cuidado.
Outro aspecto básico é que a qualidade não pode contrariar o mínimo que se espera dela, é verdade também que não podemos também o seu significado com precisão, pois este assunto faz parte do dia-a-dia.
O conceito de qualidade de renova na medida em que o tempo passa o conceito de ontem pode passar para ultrapassado hoje, alguns fatores que influenciam na qualidade são: região de atuação, expectativa dos clientes/consumidores, diferenciação em relação aos concorrentes