Resenha GEO
EN3545 – Gestão Estratégica e Organizacional
Gustavo Camões Vieito Padilha Andrade
RA: 1172909
Alinhamento Estratégico
PRIETO, V. C.; CARVALHO M. M.: Análise comparativa de modelos de alinhamento estratégico, Produção, v. 19, n. 2, maio/ago. 2009, p. 317-331, 2009
O texto retrata uma visão analítica que compara modelos de alinhamento estratégico evidenciando sua complexidade de implementação embasada com diversos artigos acadêmicos onde visava principalmente os conceitos de visão do alinhamento, modelo para implementação, elementos do modelo e processos gerenciais para implementação.
Logo no começo as autoras identificam a estratégia como prática crítica que merece ser aplicada para o bom encaminhamento do desempenho organizacional. Evidenciam também o alinhamento como dois eixos, um sendo a vantagem competitiva com ênfase no poder de mercado e o outro se concentra na visão da empresa concentrada em recursos.
É esclarecido que o conceito de alinhamento origina-se na abordagem contingencial e essa destaca que o jeito de se gerenciar depende das características ambientais. Também fica claro os conceitos de consenso estratégico e alinhamento estratégico interno e externo. E repetidamente as autoras destacam que o alinhamento é ao mesmo tempo um resultado e um processo.
Sobre a metodologia nota-se que existe um empenho em identificar modelos na literatura para servir como referência no processo de alinhamento estratégico. É também elaborado um quadro analítico onde existe uma organização cronológica cujas atividades-chave são a definição do universo, a categorização e a interpretação dos resultados.
Na sequência existe uma identificação dos modelos de alinhamento estratégico, entre eles Labovitz e Rosansky (1997) com “the main thing” onde têm como proposta a estratégia ampla onde visa o propósito de direção única das pessoas como objetivo compartilhado.
É visualizado como resultado comparativo que alguns métodos são métricos