Resenha Funções de linguagem
No livro de Samira Chalhub estuda as funções da nossa linguagem. O primeiro capítulo apresenta os modelos de comunicação: o emissor, receptor, canal código, referente e mensagem. Referindo-se a essas tipologias Chalhub mostra que esses conjuntos articulados em uma função marca a qualidade da mensagem. Funções da linguagem, exemplificada como: referencial, emotiva, conativa, fática, poética e metalinguística.
Na função referencial, os textos são apresentados na linguagem clara, objetiva e denotativa, são escritas na 3° pessoa, e são usadas praticamente em jornais e textos científicos.
Na emotiva, os textos são empregados na 1° pessoa, como é bem claro na terminologia o centro é o emissor, pois é representada por sentimentos e emoção de quem escreve.
A conativa vem ligada ao receptor, é marcada pelo vocativo e o imperativo, os textos são apresentados na 2° pessoa e é apropriada para persuadir o receptor.
Segundo Chalhub, na fática o objetivo era fazer a comunicação duradoura com o receptor, mais não somente a mensagem em si, mas analisar também o recebimento da mensagem. Um exemplo: fala telefônica, quando tem a certeza que o interlocutor está ouvindo.
A poética tem a finalidade de sensibilizar o leitor. Apresentando recursos de linguagem a comparações e metáforas. Ela está voltada para si mesma.
A função metalinguística está centrada nos códigos, ela está no sistema de símbolos com significação fixada, convencional, para representar e transmitir a organização dos seus sinais na mensagem, circulando pelo canal entre a emissão e a recepção. E está sendo utilizada em dicionários, que usam o código para exemplificar a própria linguagem.