RESENHA DO LIVRO “O QUE É LINGUÍSTICA”.
Autor da Resenha: Rômulo
O livro “O que é Linguística” da autora Eni Pulcinelli Orlandi da coleção primeiros passos, 1999 - explica ao leitor o que é linguística como estudo e ciência. De acordo com o livro o homem busca dominar o mundo através do conhecimento e cita a linguagem como um dos meios para chegar a esta dominação, pois a comunicação é que diferencia o homem dos outros seres.
A linguística remota de tempos antigos, mas somente no século XX, ganhou status através de dois momentos importantes: O Formalismo que se preocupava com do lado psíquico da linguagem e o sociologismo com o lado social. Segundo a autora essas duas tendências mesmo em conflito são bases para o estudo da linguística.
O objeto da linguística foi definido no curso de “linguística geral” do suíço Ferdinad Saussure, escrito posteriormente a sua morte por dois de seus alunos e que hoje é referência em qualquer teoria linguística. Saussure dividiu a língua em “langue e Parole”, ou seja, língua e fala. A língua foi definida como algo homogêneo comum a uma dada sociedade e a fala a linguagem individual usada por cada pessoa ao falar, essa representação ficou conhecida como “signos Linguisticos”.
Os signos linguísticos são explicados pelas dicotomias Saussurianas, uma delas citada pela a autora é o “significante” e “significado” que juntos formam um signo linguístico, podemos percebê-la ao consultarmos um dicionário a palavra que procuramos é o significante e o que ela representa o significado dentro da linguagem.
A linguagem ao longo dos tempos foi dividida em muitas funções e o livro apresenta algumas dessas funções como a Conativa também conhecida como apelativa que tem o objetivo convencer o receptor, função muito utilizada em propagandas, à expressiva que é o mundo visto aos olhos do interlocutor, ao falar ele expressa sua emoções, por isso ela também é conhecida como função emotiva, a referencial ou denotativa que tem por objetivo informar