Resenha formação economica do brasil
DOI: 10.5654/actageo2011.0001.0011
ACTA Geográfica, Ed. Esp. Cidades na Amazônia Brasileira, 2011. pp.151-163.
O BRASIL: TERRITÓRIO E SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO 21
– A HISTÓRIA DE UM LIVRO
Brazil: territory and society at the beginning of the 21st century - the history of a book
María Laura Silveira
i
Universidade de Buenos Aires
Resumo
Discutimos os principais conceitos e argumentos que nortearam as escolhas de pesquisa e as reflexões do livro O Brasil: Território e Sociedade no início do século 21, escrito em coautoria com Milton
Santos. O artigo corresponde a uma conferência ministrada no workshop “Cidades na Amazônia: 15 anos de reflexões – cidades, redes e ambientes urbanos”, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB), Universidade Federal do Amazonas em 2010.
Em primeiro lugar, buscamos caracterizar brevemente as condições políticas e epistemológicas presentes na década de 1990, no momento da elaboração da pesquisa e do livro. Em segundo lugar, tratamos da ideia de território usado, conceito basilar na obra, sua gênese e desdobramentos. O terceiro ponto aborda o problema da totalidade e as partes ou, em outras palavras, da formação socioespacial e das regiões, assim como a necessidade de elaborar uma teoria maior e uma teoria menor, ao tempo que sugerimos uma teoria das mediações para traçar um retrato do país. Num quarto momento explicamos o plano analítico e o plano sintético que definem a estrutura do livro e os aspectos metodológicos e operacionais enfrentados no processo de pesquisa. Finalmente, refletimos sobre as relações intrínsecas entre método e política, tanto na interpretação do presente quanto no reconhecimento de tendências no futuro.
Palavras chave: território usado; divisão territorial do trabalho; globalização; epistemologia; teoria das mediações.
Abstract
We debate the main concepts and arguments that guided the research choices and