Resenha Filme - "O Óleo de Lorenzo
O filme relata a história real de um casal de historiadores, Augusto e Michaela Odone, que tem uma vida aparentemente normal ao lado do filho Lorenzo, um menino de oito anos de idade, até que tudo começa a mudar quando a criança começa a apresentar sinais de hiperatividade, surdez e desequilíbrio corporal. Preocupados com estes estranhos sintomas, os pais recorrem a vários médicos, a fim de identificar a sua causa, e depois de muito procurarem, encontram finalmente um diagnóstico - o menino é portador de Adrenoleucodistrofia (ou ALD), uma doença degenerativa muito rara, e de acordo com os médicos o garoto não viveria mais de três anos.
Após a descoberta dessa doença, seus pais acabam vivenciando a frustração da falta de medicamentos para o seu tratamento, e o fracasso dos médicos em suas pesquisas e métodos para encontrar algo que pudesse interromper o progresso da doença, e até mesmo para curá-la de fato. A partir daí, eles iniciam seus próprios estudos sobre a doença na esperança de encontrar algo que pudesse amenizar e conter o seu avanço, que ia destruindo o cérebro do pequeno Lorenzo a cada dia, debilitando-o de tal maneira que o menino já não se locomovia, comia, enxergava ou falava.
Envolveram-se numa ONG de pais com filhos portadores de ALD; porém constataram que os membros desta se preocupavam mais em aceitar e lidar com a doença buscando somente formas de se conformar com ela - e não buscando por sua cura.
Inconformado com essa situação, o pai de Lorenzo se empenha em descobrir os fatores determinantes dessa doença. Para isto, recorre inicialmente à medicina e acaba descobrindo que esta não lhes oferecia subsídios sólidos para seus estudos, pois segundo os médicos esta é uma doença nova e desconhecida, não havendo ainda informação suficiente a seu respeito para se formular uma possível cura.
O tratamento sugerido pelos médicos - uma dieta rigorosa no controle dos ácidos graxos - acaba se mostrando ineficaz, Augusto Odone resolve