Resenha Filme o discurso do Rei
Matéria: Oratória – Prof.ª Valquíria Goulart.
O filme:
Historia real narrada entre a 1° e a 2° grande guerra mundial, sobre um príncipe da Inglaterra, casado com duas filhas, sendo o segundo sucessor o trono, sendo chamado de George.
Este príncipe sem o problema de fala: a gagueira, na qual ele sofre desde a infância. O príncipe recebe a ajuda da esposa para procurar um profissional que resolva o seu problema de fala, o que na verdade só agrava seu estado psicológico e o deixa cada vez mais fechado para receber o tratamento adequado.
Finalmente sua esposa encontra um especialista, porem este profissional se recusa em atender no palácio, o príncipe deve ir então ate ao seu consultório, o que se torna uma barreira em deixar o palácio, e ir até um consultório em um subsolo de um prédio sem ser visto por ninguém. Com muita insistência da esposa ele finalmente tem a primeira seção com um fonodiologo. Neste seção é fácil perceber a arrogância do príncipe em não expor sua vida particular, não se permite em falar dele mesmo a ordem e para que o fonodiologo apenas faça o seu serviço, porem no final da seção o príncipe tem uma ultima atividade (apesar de não ser participativo em nenhuma outra) é para ele cantar. Sua voz foi gravada e a gravação dada como presente. na despedida o príncipe declara que nunca mais retorna naquele lugar.
Porem ao chegar a casa, o príncipe George decide “ouvir a sua própria voz cantando”. Para supressa dele, ele canta sem gaguejar. Está revelação faz com que ele queira retornar ao fonodiologo.
Pontos importantes desta retomada, foi o incentivo inicial da primeira seção, diferente de todos os profissionais que ele tinha passado anteriormente, a dedicação da esposa e o encorajamento próprio. Inicialmente seus bloqueios psicológicos não foram tratados, ate mesmo pela personalidade fechada do príncipe, porem algumas mudança começou a ocorrer a partir do momento que ele foi se permitindo ser