Resenha filme um turista espacial
Título Original: La Belle Verte
Ano: 1996
Direção: Coline Serreau
Roteiro: Coline Serreau
Elenco: Catherine Samie (La femme sage)Claire Keim (Sonia)Coline Serreau (Mila)Denis Podalydès (Papapote)Didier Flamand (Homme politique)Francis Perrin (Angry bmw driver)James Thiérrée (Mesaje)Marion Cotillard (Macha)Michel LagueyriePatrick Timsit (Présentateur)Paul Crauchet (Osam)Philippine Leroy-Beaulieu (Florence)Samuel Tasinaje (Mesaul)Vincent Lindon (Max)Yolande Moreau (La boulangère)
Produtor: Alain Sarde
Países de Origem: França
Por: Lays Britto
La Belle Verte é um filme de ficção científica francês de 1996. A atriz Coline Serreau que interpreta a personagem principal (Mila), é também a roteirista e diretora do filme. La Belle Verte apresenta um contraste entre a vida em um planeta evoluído que vive o ano 6000 de sua época, e o planeta Terra. Os habitantes deste planeta verde vivem em média 250 anos, possuem poderes telepáticos e se relacionam de forma harmoniosa com a natureza e entre si, vivendo de forma coletiva e trocando seus produtos ou trabalhos uns com os outros. De tempos em tempos alguns habitantes fazem excursões a outros planetas para ajudá-los no processo de evolução. No início todos se negam a vir à Terra (que já não é visitada a 200 anos por eles) pois a consideram um planeta incorrigível.
Uma das extraterrestres, Mila, resolve vir à Terra voluntariamente, por razões pessoais, pois é filha de uma terráquea. Aterrissa em uma Paris caótica e congestionada. Logo começa a perceber o quanto a Terra é “atrasada” em diversos aspectos (obtenção de energia, relacionamento entre as pessoas, relação com a natureza, etc). De uma forma bem humorada, o filme mostra como são invertidos os valores e ideais para os humanos atualmente, destacando principalmente a individualidade, a arrogância, a intolerância, a hipocrisia, a falta de laços sociais profundos, além de problemas corriqueiros como o estresse,