Resenha Filme Filadelfia
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS – FAFIC
CURSO DE DIREITO -2ª PERIODO
DISCIPLINA: HERMÊNEUTICA JURÍDICA
PROFESSOR: MS. FRANCISCO PAULINO DA SILVA JÚNIOR
ALUNO: EDSON NATANAEL FERNANDES DUARTE
MATRÍCULA 12230422
ANÁLISE DO FILME: “FILADELFIA’’
Passo a delinear meus entendimentos baseados nos conceitos jurídicos e éticos claramente observados durante o decorrer do filme Filadélfia dirigido por Jonathan Demme, com roteiro de Ron Nyswaner.
Tem se notado no caso apresentado duas condutas abomináveis aos ditames, a discriminação do soropositivo e o preconceito aos homossexuais, em análise constato o ferir do princípio constitucional da isonomia, visto que a lei veda qualquer tipo de distinções, proibindo-lhe a adoção de medidas que estabeleçam diferenciações discriminatórias, ou seja, desigualdade de tratamento materialmente infundadas, sem qualquer base, sem qualquer justificativa racional.
Aparece aqui um princípio fundamental do direito: o principio da isonomia (todos são iguais perante a lei). Parafraseio a famosa máxima de Ruy Barbosa, isonomia não consiste em tratar todos da mesma maneira; consiste, isto sim, em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades.
Por menores, nos recantos ou vilas, cidades pequenas ou medianas, grandes centros urbanos, podemos afirmar que o princípio isonômico esta apregoado como o legislador o observou e o positivou? Existe uma continuação acentuada e gradativa do aumento da discriminação contra os homossexuais? Houve um maior comprometimento da sociedade com os soropositivos?
É notório que poucos avanços a sociedade conseguiu conquistar, de forma lenta e apregoada diminui-o sua fúria intolerante para com os homossexuais. Quanto aos soropositivos, campanhas educativas ensinam as formas de prevenção, de contágio, o