Resenha do Filme: Filadélfia
Este texto tem como objetivo fazer uma reflexão crítica e propositiva sobre a importância da participação da família na elaboração e excursão do O Projeto Político Pedagógico da escola, este deve ser fundamentado por um conjunto de princípios e diretrizes pautados por conhecimentos teóricosmetodológicos, que se constituem como base de conhecimentos científicos socializados ao longo da construção sóciohistórica. O projeto político pedagógico da escola deve ser demarcado por parâmetros, diretrizes, princípios e premissas que norteiam e subsidiam a prática social inserida no interior da sociedade.
De acordo com Freire (2001), “a concepção de educação Libertadora se fundamenta no diálogo, na problematização dos conhecimentos e da realidade dos alunos. A educação deve ser dialógica e democrática focada na transforma da comunidade e na emancipação de todos dos sujeitos protagonistas da sua própria realidade”.
Neste sentido, a atuação da direção escolar é primordial para promover a participação de todos os atores sociais da comunidade escolar na elaboração do PPP. O diretor é um dos principais protagonista capaz de fomentar e articular os diversos setores da escola e da comunidade para possibilitar ações que vão para além dos muros da escola. O PPP de uma escola deve ser instrumento vivo capaz de garantir que os alunos tenham acesso ao conhecimento e se formem cidadãos capazes de refletir e agir criticamente para intervir no mundo, saber exercer seus direitos e deveres como cidadãos, respeitando os princípios democráticos, os direitos humanos, e as diversas formas de manifestações culturais. Por isso, a importância da família participar da elaboração do PPP. Portanto, o diretor que não deixar as famílias participarem na construção do PPP, não está em consonância com realidade da educação brasileira nem da escolar do século XXI.
O papel de gestor ou gestora de uma escola