Resenha do filme filadélfia
Filme estadunidense de 1993, do gênero drama, dirigido por Jonathan Demme e com roteiro de Ron Nyswaner.
O filme “Filadélfia” conta a história de Andrew Beckett, um jovem advogado promissor, que trabalhava em uma firma de advocacia bem conceituada em Filadélfia. Andrew era portador do vírus da HIV, e sua aparência não era mais a mesma, por causa dos sintomas da doença, com todos já desconfiando de sua doença, e conhecedores da lei, intentam para sua demissão por falta de competência, há de ser dizer que o preconceito na época era um agravante para a conduta das pessoas.
Andrew procura vários advogados para ajuda-lo a esclarecer esta injustiça que foi feita a ele, já que a lei local lhe assegurava esse direito. Todos recusaram pegar o seu caso, pois também tinham preconceito. Joe Miller advogado famoso, após ter rejeitado o caso, resolve ajudar Andrew, após vários dias de julgamento e muito preconceito, e a saúde de Andrew ter piorado, o Júri vota a favor do caso.
Em relação a Ética no corrente ao fato acontecido no filme, diante da sociedade, a situação de Andrew era antiética, pois era considerada imoral as pessoas com HIV que eram homossexuais, ou seja, não era reconhecido como normal a conduta de Andrew. Mas a lei contraria esta ética que previa contra o preconceito entre raças e doenças.
Após este julgamento, as pessoas começaram e mudar a visão sobre ética em relação a portadores de HIV, principalmente quem teve conhecimento deste caso em Filadélfia. Como tem acontecido em muitos outros casos em todo o