Resenha Filme Coach Carter Treino para a Vida
Treino para a vida (Coach Carter); Estados Unidos, 2005. Assistido em 16 de março de 2014.
O Filme, baseado em fatos reais, história vivenciada em uma comunidade negra e pobre dos Estados Unidos, trás a realidade de jovens sem boas perspectivas de futuro. É uma inspiradora história, onde Ken Carter (Samuel L. Jacson) - treinador de basquete, apesar de sua vida bem-sucedida e estável, resolve aceitar o convite para treinar um time de basquete em sua antiga escola, localizada no subúrbio da Califórnia (EUA).
Carter se depara com um grupo de alunos mal-educados, indisciplinados e rebeldes, que não tinham nenhum interesse nos estudos. Carter resolve unir o útil e agradável, para treinar o basquete os alunos deveriam cumprir algumas regras, todas descritas num contrato que deveria ser assinado pelos pais e alunos. Entre as regras, eles deveriam ter boa frequência na escola, sentar-se nas primeiras carteiras e tirar boas notas, pontualidade nos treinos, vestir-se adequadamente e respeitar-se mutuamente.
Inicia-se uma difícil tarefa de transformar vidas que eram marcadas por uma realidade cheia de problemas sociais como: violência, tráfico, drogas, baixa estima, gravidez precoce, dentre outros. O treinador vai de encontro com muitas barreiras, porém com muito esforço e determinação consegue colocar disciplina e ganha a confiança do grupo quando estes vencem vários jogos. Depois da superação no esporte e recuperação da vida acadêmica, os alunos recebem convites e bolsas de estudos para as Universidades. Tiveram a oportunidade de experimentar um futuro completamente diferente do que sonhavam.
Podemos tirar muitas lições deste filme. Pode-se citar à dedicação e determinação do treinador Carter em fazer a diferença na vida de pessoas descartadas pela sociedade. Suas regras bem definidas e firmeza de propósitos foram essenciais à mudança. O grupo de adolescentes sentiu-se