Resenha do filme Coach Carter
O filme Coach Carter, baseado em fatos reais, traz as dificuldades que um educador encontra na escola. No filme o treinador Carter treina um time de basquete completamente sem respeito, disciplina e completamente desmotivado, não tinham comprometimento com a escola nem com o time.
O treinador tinha o objetivo de tornar aquele time campeão e os alunos campeões, para isso ele usou de um contrato assinado pelos aluno e pais, neste os alunos teriam que vestir-se de forma adequada, participar de todas as aulas sentando na primeira carteira e tirar boas notas.
Esses métodos são bem adequados para transferir responsabilidades aos alunos e mudar sua forma de comportamento, pois para o treinador era tão importante forma-los cidadãos quanto ganhar os jogos, uma coisa dependia da outra para ter sucesso.
Para conseguir o respeito e disciplina desses alunos rebeldes ele precisou ser rígido, passando treinos duros e quem não respeitava pagava com flexões e suicídios, assim o treinador conseguiu mostrar aos alunos a importância de ser um cidadão que valoriza o respeito a todos e o quanto isso traria benefícios na vida.
Toda sua metodologia fez com que houvesse uma grande repercussão na comunidade e na mídia, o que acabou gerando a desaprovação dos mesmo e até da direção da escola, porque achavam aquilo desnecessário, já que todos já estavam acostumados com a situação e não se preocupavam com o futuro daqueles jovens, somente com o resultado dos jogos.
Quando os jogos e os treinos foram cancelados devido as faltas e notas ruins a situação ficou pior, gerando uma reunião, onde a maioria votou no cancelamento da decisão do treinador.
Essa atitude mostra que a escola não se preocupava com a formação dos alunos, não incentivavam nem apoiavam esses alunos a ter um futuro melhor, uma profissão e uma oportunidade, para não serem presos ou mortos.
Mas o treinador conseguiu atingir o objetivo que desejava, e mesmo após a votação do cancelamento os alunos