Coach Carter
Resenha Critica Filme “Coach Carter”
O filme relata a história de um time de basquete, formado por jovens de um colégio em uma pequena cidade da Califórnia, que eram indisciplinados tanto como esportistas, quanto como estudantes.
Um treinador de basquete que já foi aluno desta escola, apesar de sua vida bem-sucedida e estável, resolve aceitar o convite para treiná-los.
Carter é um treinador rígido e exigente, principalmente por seus jogadores não ter uma postura agradável.
Até então, o time é marcado por desgastes, derrotas, desmotivações e sem uma forte liderança, por isso não acreditam no potencial do treinador e nem na capacidade individual de cada um de sua equipe.
A partir disso Carter impõe um novo regime de regras, onde além de apresentar bom desempenho em quadra, os jogadores deveriam freqüentar as aulas, serem obedientes, sentar sempre na primeira carteira e ter boas notas. A princípio, os jogadores e a direção do colégio têm uma opinião inversa a do treinador, porém com o tempo vão percebendo que ele só quer o melhor para todos.
Após treinos conturbados, dificuldades e superações, o grupo conseguiu compreender o que significa o verdadeiro espírito de equipe, liderança eficaz, comprometimento, responsabilidade e disposição para estipular metas e batalhar para alcançá-las.
Posteriormente, eles não conseguiram vencer a última partida do campeonato de basquete, porém veio às realizações pessoais, cada um conseguiu dar um rumo na vida e na carreira profissional, onde a maioria ingressou na universidade, sempre orientados e motivados pelo técnico Carter.
Enfim, o filme conseguiu retratar qual era a verdadeira meta do treinador que não os treinava apenas para jogar e vencer, mas os treinava para a vida. Pois, tudo o que eles conseguiram, a disciplina e o foco poderão ser aplicados em tudo na vida deles.