Coach carter
O técnico Ken assume o time de basquete da escola Richmond Oilers que na última temporada havia perdido 22 partidas e ganho 4. No primeiro encontro ele entrega um contrato de respeito e comprometimento aos alunos, sendo que dois alunos não concordam e caem fora, mas após um tempo um pede para retornar ao time.
Ken é um técnico linha dura, disciplinando os alunos através de uma mudança de conduta, tanto nos treinamentos quanto na sala de aula, fazendo com que os alunos levem a sério os treinos e os estudos. Ele coloca os alunos na linha, através de punições quando algo estivesse fora do combinado.
O técnico consegue fazer com que os alunos pensem realmente como um time, onde quando um ganha todos ganham e quando um perde todos perdem. O time vai bem, está invicto na temporada e vence o campeonato do ginásio.
Mas após a conquista do campeonato o técnico recebe as notas dos alunos e se decepciona, fechando o ginásio para os treinos e jogos devido as mas notas.Ele faz uma reunião com os alunos e faz com que eles façam uma autoanálise e pensem o que eles querem para suas vidas, pois as estatísticas da escola mostram apenas 6% dos alunos vão para a universidade. O técnico cancela o jogo mais esperado da temporada, causando revolta dos professores e de alguns pais. O caso chega no tribunal da escola e lá é decidido por cancelarem a ordem do professor, então Carter se demite e ao ir buscar seus pertences no ginásio, encontra os alunos estudando e dizendo que assumiram um acordo com o técnico e que iriam cumprir.
Então após os alunos melhorarem suas notas eles voltam a jogar e a colecionar uma sequência de vitórias, sendo convidados para disputar o campeonato estadual e de cara pegam o melhor time do campeonato perdendo por 70 a 68 no último lance. O técnico com um verdadeiro líder diz no vestiário que estava muito orgulhoso do time pois quando havia sido convidado para treina-los tinha grandes