Resumo de texto: organização e gerentes
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO Gileade Lima No texto o autor esclarece a importância das organizações, que de um modo geral baseiam a vida cotidiana e como definição de organização, estuda-se que, segundo Maximiano (1992), uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. O texto exemplifica que os serviços de saúde, água e energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis, mostra que praticamente tudo depende de organizações. Com objetivos claros, como o fornecimento de produtos e serviços, o texto traz ainda outra característica da finalidade das organizações, os recursos, onde o autor destaca que as pessoas, funcionários etc. são o seu principal recurso. Mas há também os recursos materiais, como espaço, instalações, máquinas, móveis e equipamentos, assim também como recursos intangíveis, como o tempo e conhecimentos.
Outra característica essencial das organizações que o texto aborda é o processo de transformação, onde esclarece que tal processo compõe parte fundamenta no andamento de uma organização, definindo-o como um conjunto ou sequências de atividades interrelacionadas e interligadas que utilizam recurso para fornecer serviço ou produtos.
Como organização, temos também as divisões do trabalho, onde cada indivíduo ou componente do processo de transformação realizam tarefas específicas que contribuem para a realização dos objetivos.
Das funções organizacionais que o texto traz destacam-se a produção, marketing, pesquisa e