ATPS - ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
RESUMO VIDEO
Administração de projetos existe há 30 (trinta) anos, é o gerenciamento de cada etapa para realização de um projeto final. O projeto se enquadra em todas as áreas, podendo ser diferentemente classificado, porém sempre existirá. No vídeo foram citados diversos exemplos, dentre eles a elaboração de algo temporário que não existia antes, como uma monografia, no início havia apenas ideias que tiveram de ser separadas por etapa, para no fim existir algo sólido que já fosse previsto pelo próprio projeto. Outros exemplos utilizados, foram também as fábricas de sapatos, produzindo sempre o mesmo produto em massa; Vestidos feitos para cada perfil; Reforma de cozinha; Ou seja, o projeto, independente de qual área, será sempre necessário para realização final de um produto ou serviço.
RESUMO DO TEXTO “ADMINISTRANDO PROJETOS BEM SUCEDIDOS”
O escritório de gerenciamento de projetos deve ser bem elaborado com a inclusão do objetivo, estratégia, repleto de orientação entre outras atividades para finalizar em um programa de qualidade. Para a criação do mesmo é importante que existam definições a curto e longo prazo.
Existem três partes interessadas (escopo) para realização do projeto: Suporte de Gerenciamento de Projetos (segundo plano responsável pelo controle, não se responsabilizando pelo sucesso ou insucesso da finalização do projeto); Estratégia de Projetos (alinhamento do projeto, responsável pelo retorno financeiro) ; Base de Conhecimento (metodologia e treinamento dos operadores do projeto). A implementação do escritório ainda inclui cinco processos para sua realização: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.
A implementação da área de conhecimento (escopo; tempo; custos; qualidade; RH; Comunicação; Riscos; Aquisição e integração) pode ou não fazer parte do projeto. A criação do escritório de projetos pode ser usada em todas as áreas, estruturas organizacionais ou níveis hierárquicos, tendo como resultado final uma