Coach Carter
A luta de Carter é transmitir aos alunos o valor do conhecimento e não do vislumbre de serem jogadores famosos de basquete – o sistema educacional é falho e não se dedica em transmitir uma educação que permitirá aos jogadores a oportunidade de ir a universidade. Com isso, Carter cancela jogos importantes e treinos de basquete, e os obriga a estudar para garantir o rendimento suficiente para conseguirem bolsa de estudos.
Com esta atitude ele compra uma briga com o time, com os pais dos alunos, professores e com a comunidade de Richmond, porém, não abaixa a cabeça em nenhum sentido e permanece com sua opinião até conseguir a compreensão dos próprios jogadores.Coach Carter
O mais interessante do filme é a forma como ele consegue adquirir o respeito: ele ensina aos jogadores, engajamento, trabalho em equipe, pontualidade, foco, agilidade e concentração – tudo o que é necessário em um ambiente corporativo.
Como plano de fundo existem os problemas pessoais de cada jogador, existe a limitação e medo, frustrações e desestrutura familiar, e Carter trabalha com seriedade nestes pontos, perguntando a todo momento para os jogadores, “qual é o seu maior medo?”.
Carter é um exemplo de liderança, pois ensina aos alunos o respeito mútuo e valores éticos e morais tornando-os homens maduros em decisões não tão fáceis na vida, por exemplo, um dos