Trabalho Ciências do Meio Ambiente
Ciclo do Nitrogênio O nitrogênio é fundamental na composição dos sistemas vivos. Envolvido com a coordenação e controle das atividades metabólicas. Entretanto, 78% da atmosfera é constituída de nitrogênio, mais a grande maioria dos organismos é incapaz de utilizá-lo, por se encontrar na forma gasosa (N2) sendo estável e possuindo pouca tendência a reagir com outros elementos.
Seu ciclo pode ser dividido em quatro etapas:
• Fixação: é a transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis como a amônia e nitrato, pelos seres vivos. As bactérias, retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio formando amônia.
• Amonificação: A amônia presente no solo,é originada pelo processo de fixação. A outra é proveniente do processo de decomposição de proteínas e outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas. Decomposição ou amonificação é realizada por bactérias e fungos.
• Nitrificação: É a conversão da amônia em nitratos.
• Desnitrificação: Bactérias desnitrificantes convertem os nitratos, em nitrogênio molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo.
Interferência do homem nos ciclos