Trabalho Ciencia Sociais Meio Ambiente Teoria Contabilidade
UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
POLO ANANINDEUA
DESAFIO PROFISSIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE
CIENCIAS SOCIAS
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
ALUNA: MINEIA AUGUSTA SOUZA DE SOUZA
RA: 8528826366
TUTORA: ROSANA
SERIE: 2º SEMESTRE
ANANINDEUA
2014
INTRODUÇÃO
A construção civil vem crescendo de forma acelerada no Brasil, mas além dos benefícios econômicos ela também gera impactos ambientais negativos, devido à grande geração de resíduos. Para minimizar o impacto de tal atividade, é necessário que os municípios elaborarem planos de gerenciamento dos resíduos da construção civil.
Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental para a realização dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente.
O presente estudo tem por finalidade a elaboração de um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção. Localizada em Sergipe, atua no ramo da construção civil desde 1983 e se destaca por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade.
Manoel, gerente de negócios da empresa, após participar de uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável percebeu que era necessário repensar as práticas adotadas pela organização para evitar maiores danos ao meio ambiente, contribuir com a