Resenha Crítica do Filme: “Coach Carter – Treino para a Vida
O filme narra a história real do técnico Carter nascido nos E.U.A (Califórnia) que foi convidado para treinar o time de basquete da escola onde estudou na sua infância, onde a realidade e os conceitos de moral, ética, respeito e exemplos de vida estão totalmente perdidos ou afastados desta comunidade. O mesmo traz conceitos sobre a vida numa perspectiva de lutas, vitórias, dificuldades e obstáculos a serem superados a cada dia, usando como exemplo o time de basquete, os treinamentos e os ensinamentos das vitórias e derrotas das partidas.
Quando iniciou os treinamentos no time, os conceitos de respeito ao próximo, trabalho em equipe, moral estavam completamente perdidos. Isto começa a ser alterado com a chegada do treinador, pois assim que o mesmo chegou já impôs várias regras para quem quisesse realmente continuar treinando no time da escola. Alguns não aceitaram e saíram da equipe. Porém, posteriormente os mesmo retornaram à equipe e tiveram que pagar todo um sacrifício por isso (junto a toda equipe).
Com a chegada do treinador toda essa história foi mudada, pois o mesmo exigia que os jogadores cumprisse uma série de regras, desde o treinamento, até os valores básicos de respeito ao próximo e ter presenças e notas boas na escola.
Apesar de toda discordância por parte de atletas e atritos com as regras impostas (as quais, as notas não foram obtidas, suspensão do time, votação, e finalmente, volta a ativa do time) o que o filme nos trás de essencial é a importância da valorização da equipe, do trabalho em grupo e de um grande líder motivador, o Carter.
Dessa maneira, o que devemos fazer na vida, seja em nosso ambiente acadêmico ou profissional é termos atitudes que valorizam o grupo como um todo. A sala como um todo, a universidade como um todo e o grupo unido como uma pessoa só. Assim, em primeiro lugar estaremos construindo pessoas ao nosso redor que não serão vencedores apenas