Técnicas de gestão de pessoas
O presente trabalho acadêmico tem como objetivo a obtenção de créditos parciais na disciplina de “Gestão de Pessoas”, através da análise do filme “Coach Carter: Treino para a vida” (1º desafio) e do texto “Ensinamentos de a arte da guerra” (2º desafio), confrontando com os conteúdos assimilados em sala de aula. No caderno de atividades foi proposta a estrutura para o desenvolvimento deste trabalho, com alterações encaminhadas pela coordenação através de e-mail.
2. 1º DESAFIO
2.1. Material de análise: Filme: Coach Carter: Treino para a vida (2005)
O filme em questão narra a história de um ex-jogador de basquete universitário, Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, que assume o desafio de treinar uma equipe de basquete em um colégio com pouca estrutura física, localizado em uma comunidade carente, com alunos desmotivados pelas suas próprias limitações. Adotando uma postura de liderança através da inspiração, comprometimento, o treinador inicia um processo de mudança na realidade encontrada. Trata-se de um filme muito utilizado em palestras motivacionais, ou por pessoas ligadas à gestão de pessoas e administração, bem como por educadores.
2.2. Etapa 1
A primeira etapa deste desafio consistiu em assistir ao filme em questão, todavia, valendo-se de uma análise crítica, tendo como base os conceitos adquiridos em sala de aula e os tópicos a serem esclarecidos na próxima etapa.
2.3. Etapa 2
Esta etapa tem os seguintes objetivos: avaliação do treinamento adotado pelo técnico ao time de basquete considerando: método de diagnóstico utilizado, método de treinamento adotado e resultados alcançados. Ao se deparar com o novo desafio, o treinador Carter encontra um grupo de jovens, desmotivados, desorganizados e descomprometidos com seus próprios objetivos (ou até sem qualquer objetivo) e com os do grupo em si. Neste momento faz-se necessário contextualizar a realidade do filme. Nos Estados Unidos, as