Resenha - Filme Babel
ANDRESA PEREIRA DA SILVA
1º NOTURNO A - DIREITO
ANTROPOLOGIA
O filme conta várias histórias ao mesmo tempo, de famílias que estavam passando várias circunstâncias que estava atrapalhando seus relacionamentos entre si. Podemos dizer então, que em certos momentos do filme, essas famílias estavam vivendo desordeiramente, onde os pais perderam controle sobre seus filhos.
Na família de Richard, passou muitas dificuldades, pois sua mulher Susan foi acertada por uma bala perdida em uma viagem para Marrocos, onde o jovem que disparou o tiro estava em uma discussão com seu irmão até onde a munição iria. A viagem serviria para melhorar o relacionamento deles que não estava bom, e para fugir de alguns assuntos. Podemos comparar também com o texto de Todorov, onde ele fala guerra, medo. Pois houve suspeita que fosse a mando aquele tiro, para atingir as pessoas dos EUA, envolvendo os problemas políticos existentes. Mesmo muito ferida, o Marrocos fez com que o helicóptero não chegasse cedo, devido os conflitos que existe entre os dois.
Richard e Susan deixaram seus filhos com a baba mexicana, que mais adiante descobrimos que ela estava ilegalmente nos EUA, devido o acidente que ocorreu no Marrocos, ela foi obrigada ficar mais dias do que o previsto com as crianças, porém ela tinha o casamento do filho para ir perto de Tijuana, mas não tinha com quem deixar os gêmeos, então resolveu leva-los, ilegalmente, visto que os pais não estavam lá para conceder um documento autorizando a ida as crianças, então eles atravessam a fronteira com o sobrinho dela. Novamente entramos em conflitos, pois os guardas costeiros os fizeram passarem pelo deserto, maltratando deixando eles sem água e comida. Ela e presa, as crianças são encontradas tempos depois, e o pai Richard concorda em não abri nenhum processo contra ela. E é deportada para sua cidade, por trabalhar ilegalmente no país, após 17 (dezessete) anos. Podemos verificar, que os pais deixaram