Resenha do filme babel
O que quero dizer com "causa e efeito"? Isso fica mais claro quando vemos um roteiro de viagem no tempo, um evento no passado influencia no presente e no futuro. Quando alguém volta ao passado e muda esse evento, essa mudança altera os fatos do presente e no futuro. Não é isso que ocorre em Babel, mas o filme possui quatro estórias separadas divididas em cenas do filme sem ordem cronológica. Ao final do filme você percebe que elas estão relacionadas, e que você pode mentalmente colocá-las em ordem, dando a idéia de uma cadeia de eventos.
O fato depende dos "olhos do observador". Esse filme, mesmo que de forma sutil, discorre sobre perspectiva. Cada um vê as coisas como quer ou como lhe foi ensinado a ver, e não existe diálogo ou troca entre essas perspectivas. Faz uma referência a um antigo problema humano, muitas coisas seriam evitadas se as pessoas conversassem entre si, e tivessem a mente aberta para entender a perspectiva dos outros. Nem tudo é exatamente como pensamos.
Devo aqui fazer um spoiler e um alerta. Infelizmente esse filme cometeu o mesmo erro do Código 46 e apelou para nudez. Novamente, eu não estou aqui levantando a bandeira do puritanismo ou coisa parecida, mas apelar para esse tipo de cena tira o foco do roteiro. Ninguém vai lembrar do drama da personagem,