A importância do papel do professor na formação de leitores
O ato de ler não se limita apenas a decodificação de palavras, ele abrange também a interpretação das entrelinhas, a estratégia da intertextualidade, o entendimento de imagens, sons, ritmos, artes, entonação, além é claro da capacidade de argumentar, formar opinião e crítica. O professor preocupado em formar cidadãos, deve se atentar com a formação de seus alunos leitores, pois para tanto preciso saber ler o mundo.
Assim como com todo conhecimento, para ensinar a ler é preciso estimular a leitura, a interpretação, a formulação de hipóteses do que está sendo lido e posteriormente sua comparação e verificação. Além disso, o aluno precisa ter referências, sendo assim é de grande importância que o professor apresente a ele um repertório vasto de gêneros textuais – contos, romances, ficção, gibis, propagandas, notícias, textos de instrução, charges, etc. – e leia para eles, demonstrando prazer em praticar esse ato.
Através da leitura ouvida, a criança vai assimilando como deve ser respeitada a pontuação de um texto, a entonação que cada momento requer, que tipo de informação e/ou entretenimento cada tipo de texto pode trazer. Também com a leitura do professor, o aluno vai aprendendo e conhecendo bons e diferentes autores, o que é de suma importância nesse processo de formação leitora.
Vale ressaltar que o professor precisa sempre selecionar de maneira prévia o material que será lido em sala, para não levar nada desadequado ao nível de desenvolvimento, interesse e contexto de seus alunos. Aliás, após a exploração conjunta do professor e a sala com o texto/livro escolhido, é preciso deixar que as crianças possam manipular sozinhas o material, para fortalecer mais esse contato e interesse da criança pelo material de leitura.
Por meio da leitura, tanto professor como alunos percebem que podem aumentar seu conhecimento e momentos prazerosos juntos, isso fortalece a relação aluno-professor, aumenta o