Sistemática de Comércio Internacional
CENTRO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CONTÁBEIS E COMÉRCIO INTERNACIONAL – CECI
CURSO: Comércio Internacional
DISCIPLINA: Sistemática de Comércio Internacional
PROFESSOR:
1º. SEMESTRE DE 2013
AVALIAÇÃO ESPECIAL
NOME:
DATA: 27 de junho de 2013
NOTA:
1. Na importação, existem duas formas de despachos – o de importação definitiva e o de importação não definitiva. Conceitue importação não definitiva e cite uma dessas operações.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Dentre as proposições abaixo, assinale com “V” a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com “F” a(s) alternativa(s) falsa(s):
A
( )
Desembaraço aduaneiro é o procedimento no qual não ocorre nacionalização (por exemplo, mercadorias despachadas para consumo).
B
( )
Despacho para consumo é a sequência de atos que transfere a mercadoria da economia estrangeira para a economia nacional
C
( )
Importação definitiva ocorre quando a mercadoria importada é nacionalizada, independentemente da existência de cobertura cambial, ou seja, mesmo nos casos que não haja relação de compra e venda (transação comercial).
D
( )
Importações com cobertura cambial são passíveis de remessa ao exterior, em benefício do legítimo credor externo, os valores faturados que estejam rigorosamente nas condições estabelecidas no "incoterms" da operação de importação.
E
( )
O licenciamento automático deverá ser efetuado previamente ao embarque da mercadoria no exterior.
3. Assinale com “X” os documentos eletrônicos dentre os documentos apresentados nas