Resenha- EVOLUÇÃO
RIDLEY, Mark: Evolução: 3ª Edição, Artmed, 2006 – Departamento de zoologia – universidade de Oxforf - UKEvolução, de Mark Ridley, é um livro legível e estimulante, ainda bem equilibrado e em profundidade,que conta a história da evolução, a partir dos estudos para os mais recentes desenvolvimentos na teoria da evolução.
A terceira edição deste livro bem sucedido, apresenta atualizações e extensa cobertura nova. As partes sobre adaptação e diversidade foram reorganizados para facilitar a compreensão, tornando esta edição ainda mais acessível e envolvente.
O surgimento da biologia evolutiva:
O texto começa abordando a grandiosidade da biologia e o seu contínuo crescimento em novas áreas. Traz uma ideia de unificação da biologia por meio da teoria da evolução natural que, segundo o autor, é capaz de dar sentido a fatos que ocorrem no mundo invisível de uma gota de água da chuva, nos encantos coloridos de um jardim botânico ou em manada tonitruantes de grandes animais.
A maioria dos processos, descritos neste livro, diz respeito a mudanças entre gerações da população de uma espécie, e é a esse tipo de mudança que chamaremos de evolução. Aborda também as consequências da ideia simples e poderosa da seleção natural.
A adaptação, segundo o livro, é outro conceito fundamental da teoria evolutiva e que, de fato, ela é um dos principais instrumentos da biologia evolutiva moderna para explicar as formas de adaptação encontradas entre os seres vivos.
Na terceira parte do texto o autor divide a história do surgimento da biologia evolutiva em quatro partes, começando com a evolução antes de Darwin. Nessa primeira parte, Ridley explica que a história da biologia evolutiva se da à partir da publicação do livro de Charles Darwin – Sobre a Origem das Espécies, em 1859, entretanto, muitas das ideias de Darwin tem origem mais antiga, citando Lamarck para exemplificar.
A segunda etapa, traz as teorias de Darwin e explica como elas se deram. Na próxima, o texto