resenha EJA
O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA
Jildésia de O. Lima Leite jilleite1@hotmail.com RESENHA
Conhecimento desenvolvido em múltiplos projetos de formação de professores reflete-se sobre a noção das redes. O papel das redes no aprendizado ao longo da vida- sugere, a noção de redes como forma epistêmica e metodológica de professores produzirem conhecimentos ao longo de toda a vida.
Redes é uma das expressões de paradigma emergente que a ciência vem consolidando com base em diversos campos de conhecimento, buscando compreender processos de aprendizagem e sua complexidade no âmbito científico, social e cultural, questionando o paradigma clássico da ciência de árvore do conhecimento, organizando conteúdos e supondo que nessa ordem é que se aprende.
Em formações de professores realizadas, tem sido possível verificar como redes de conhecimentos emergentes atravessam fronteiras dos níveis de aprimoramento, trazendo experiências anteriores com a educação de jovens e adultos (EJA), buscando compreender essa modalidade de ensino, a qual é configurada por saberes diversos e heterogêneos.
Nos últimos anos, os serviços públicos organizam sua oferta à medida que sofrem demandas populares por educação, associando o ensino popular a uma das fontes de poder da sociedade, constituindo-se direito à educação de Jovens e Adultos, a qual representa uma das principais ações educativas dos movimentos organizados da sociedade civil.
Corragio sinaliza os desafios enfrentados pela educação popular, destacando a necessidade de sua reelaboração frente à proposta teórico ideológica e a prática social, focalizando os recursos nos setores de extrema pobreza, sugerindo uma política que permita ao campo popular adquirir uma solidariedade orgânica .
No Brasil dos últimos 20 anos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), defendendo uma educação do campo, tem representado amplos projetos de