Resenha Educa O Financeira
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: Análise Econômica Financeira
Docente: Marcelo Santos
Discente: Railane Oliveira – 201511009
Resenha do Programa Educação Financeira:
Episódio – Planejamento Financeiro
Conceitos Essenciais
O episódio do programa tem como tema central gastos e economia. O objetivo principal do planejamento e da economia é garantir um futuro mais tranqüilo, ou seja, livre de dívidas. O próprio ato de planejar é fazer planos sempre pensando no futuro.
O planejamento financeiro consiste em decidir antecipadamente como usar o dinheiro. Para controlar as finanças, seja das pessoas, das empresas ou dos governos, é necessário saber o que se ganha e aquilo com que se gasta. Pois quem gasta mais do que ganha acaba enfrentando dificuldades financeiras no futuro. Segundo a economia, os gastadores são considerados agentes deficitários, que são aqueles que não possuem renda suficiente para pagar as despesas. Enquanto que, os poupadores, são chamados de agentes superavitários, que são aqueles que têm receitas maiores que suas despesas, por isso conseguem poupar. Por isso, o objetivo do Programa Educação Financeira é fazer com que as pessoas tenham um comportamento “azul”, ou seja, que consigam poupar o seu dinheiro. Os juros é um dos conceitos essenciais do planejamento financeiro. Eles podem ser definidos como o custo do dinheiro. Assim como, as mercadorias e os serviços têm um preço e varia entre mais caro e mais barato, da mesma forma acontece com o dinheiro. Quando essa variação acontece, se diz que os juros podem subir ou cair.
Um dos fatores que afeta o preço do dinheiro é a inflação. Quando a inflação é alta, os preços das mercadorias e serviços aumentam e acaba diminuindo o poder de compra da moeda. Um dos motivos que faz isso acontecer é a emissão descontrolada da moeda, ou seja, quando os governantes injetam um grande volume de dinheiro no país. O que