RESUMO DO TEXTO “SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA” DE LEA PINHEIRO PAIXÃO.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
CURSO DE PEDAGOGIA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSORA: NEIDE FERNANDES MONTEIRO VERAS
VANDERLUCIA PAIVA LOPES
RESUMO DO TEXTO “SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA” DE LEA PINHEIRO PAIXÃO.
FORTALEZA
2014
VANDERLUCIA PAIVA LOPES
RESENHA DO TEXTO “SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA” DE LEA PINHEIRO PAIXÃO.
Resenha do texto “Socialização na escola” de Lea Pinheiro Paixão apresentada como atividade exigida na disciplina Sociologia da Educação II, ofertada no curso de Pedagogia Noturno, ministrada pela professora Neide Fernandes Monteiro Veras.
.
Orientação: Profª. Dra. Neide Fernandes Monteiro Veras.
FORTALEZA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo resenhar o texto de Lea Pinheiro Paixão cujo título é “Socialização na Escola”. A grande problemática apontada pela autora em seu texto é se a escola deve ser responsabilizada pelo processo de socialização de crianças e jovens, se cabe à ela somente a transmissão de conhecimentos de ordem cognitiva ou também de modos comportamentais.
Sob a condição de pesquisadora, Paixão analisou de forma sistemática a expectativa de alguns pais catadores de lixo sobre a contribuição da escola quanto à socialização dos seus filhos. Percebeu que muitos esperavam que, além de ler e escrever, os filhos soubessem se comportar, adquirir hábitos como “saber falar”, “saber entrar e sair de lugares”, entre outros.
Com base em várias pesquisas (Neves [1999], Ziegler [2006] e Perosa [2005]), a autora vem tratar de questões relativas à socialização no espaço escolar, especialmente as dificuldades no processo de escolarização de filhos de camadas populares, partindo de entrevistas feitas com professoras de escolas públicas e, em seguida, apresentando resultados de pesquisa de socialização na escola por parte de famílias que vivem do trabalho de cortar cana-de-açúcar no Rio de Janeiro. Como contraponto, vem