Ciencias Socias e Educação
Zeila de Brito Fabri Demartini*
Resumo
O objetivo deste texto é refletir sobre as contribuições das
Ciências Sociais para a Educação, as quais se confundem com o próprio desenvolvimento dessas ciências no Brasil. Pretende-se destacar algumas questões importantes sob o ponto de vista da Sociologia. Trata-se de estudo qualitativo, fruto, em grande parte, de minhas inserções, como pesquisadora, no campo da
Educação. Adotou-se abordagem biográfica, recorrendo-se a anotações autobiográficas em complementaridade à analise de livros, documentos, artigos e pesquisas realizados sob a perspectiva sociológica. Os processos educacionais, por se constituírem problemas graves na sociedade brasileira, com grande parte da população carregando as marcas da ausência ou deficiência do atendimento educacional a que teoricamente todos teriam direito, configuram-se como objeto de preocupação dos cientistas sociais. Concorda-se com os autores que consideram a educação um dos temas “clássicos” da Sociologia.
A preocupação com a educação de diferentes grupos sociais em uma sociedade altamente diferenciada talvez seja a marca mais forte que a formação em Ciências Sociais procure imprimir: um olhar para a diferenciação social, um olhar perscrutador das vivências complexas no campo educacional. Com tal enfoque, realizaram-se nos últimos anos estudos sobre alguns grupos de imigrantes, focalizando a educação escolar e não escolar entre eles.
Palavras-chave: Ciências sociais, educação, imigração.
* E-mail: zeila@usp.br
E d u c a ç ã o & Linguagem • v. 15 • n. 26 • 137-165, jul.-dez. 2012
ISSN Impresso:1415-9902 • ISSN Eletrônico: 2176-1043
137
Social Sciences: contributions to research in education Abstract
The objective of this paper is to reflect on the contributions of Social Sciences to the field of Education, which overlap with the actual development of these sciences in Brazil.