CTS – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
A educação científica apresenta propósitos que vêm mudando conforme o contexto sócio-histórico. Muitos desses propósitos são coincidentes como o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o qual surgiu no contexto de crítica ao modelo desenvolvimentista com forte impacto ambiental e de reflexão sobre o papel da ciência na sociedade. (SANTOS, 2011, p.21).
Os estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surgiram por volta dos anos 70 e embora sejam estudos recentes apresentam-se por objetivo uma análise crítica e interdisciplinar da Ciência e da Tecnologia num contexto social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico.
Hoje, as questões relativas à Ciência e à Tecnologia e suas importâncias na definição das condições da vida humana, extrapolam o âmbito acadêmico para se converterem em centros de atenção e de interesse do conjunto da sociedade.
Ciência, Tecnologia e Sociedade ainda são termos complexos devido a falta de familiarização com a temática, a combinação entre elas nos obriga a analisar suas relações recíprocas com mais atenção.
Se olharmos para o tema cidadania com foco em CTS, embora a temática CTS por si só já envolva as questões socias, podemos verificar o quão importante é nossa alfabetização, para que tenhamos olhares realmente críticos e relação ao que é ser cidadão.
Não basta apenas queremos um mundo melhor, uma sociedade melhor, temos que votar com consciência para escolhermos nossos governantes e nossos representantes , cumprir as leis, respeitar os diretios socias das outras pessoas, prover do sustento do nosso trabalho, educar e proteger nossos semelhantes, proteger a natureza e proteger os patrimônios públicos. Segundo Santos (2011, p.22), “de forma geral, podemos dizer que o objetivo central da educação científica tem oscilado entre a formação de cientistas e a formação para a cidadania”.
Se olharmos para o tema Ética com foco em CTS, em seu