Análise dos conteúdos ciência-tecnologia-sociedade(cts) em livros de química adotados pelo pnldem 2012
3132 palavras
13 páginas
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE(CTS) EM LIVROS DE QUÍMICA ADOTADOS PELO PNLDEM 2012Albino Oliveira Nunes Alcivan Batista de Morais Filho ² Rafael Ítalo Gomes Liberato ²
RESUMO
Ser alfabetizado científica e tecnologicamente é direito de todos, e sabemos ainda que o letramento científico e tecnológico se dá quase que exclusivamente na escola. Dentro dessa problemática ganha maior relevância o fato de que muitas vezes o único recurso utilizado pelo professor, na preparação de suas aulas, e pelos alunos, como fonte de pesquisa, são os livros didáticos. Uma contribuição significativa para este quadro seria a inclusão das relações CTS em livros didáticos, o que poderia proporcionar o despertar uma atitude crítica no aluno, em relação ao mundo em que vive. Atitude essa essencial para o exercício da plena cidadania. O presente trabalho faz parte de um projeto maior que estuda o modo como as relações CTS em livros didáticos de química do ensino médio aprovados pelo PNLDEM 2012. Aqui apresentamos o resultado da análise dos livros: “Química na abordagem do cotidiano”; “Química - Meio Ambiente - Sociedade – Tecnologia” e “Química¹” no qual foi percebida a quase inexistência de uma discussão sobre as relações CTS e uma abordagem fragmentada para a história da química e precária quanto as relações com as demais ciências e a tecnologia.
PALAVRAS-CHAVE: Análise de conteúdo; CTS; Ensino de Ciências; PLNEM; Química
INTRODUÇÃO
Surge da emergência planetária, também caracterizada como “situação de mundo” a urgência de uma alfabetização científica e tecnológica, uma vez que grande parte dos problemas enfrentados na atualidade se relacionam com C&T, de maneira que não se pode mais exercer uma cidadania plena na sociedade pós-moderna (sociedade do conhecimento) sem o letramento nesse campo de conhecimento humano. Ainda que possa haver diversas definições para a alfabetização científica (AC) podemos partir de algumas definições iniciais: