Resenha Dossiê Toyota
Florência Lafuente
Colaboradora de HSM Management A Toyota é uma empresa que tem uma cultura diferenciada, portanto, se destaca entre as demais. O respeito e a perseverança que tem pelas pessoas há mais de um século mostram o quanto são preocupados com os funcionários e clientes.
Segundo o Dossiê da Toyota, de Florência Lafuente, o fundador da empresa, Sakichi Toyoda, e seu filho Kiichiro juntos de Taiichi Ohno foram os criadores do TPS - Toyota Production System – uma ferramenta que oferece como um de seus princípios, que os membros da Toyota sugiram 10 idéias por ano, onde a maioria delas é relacionada a redução de custos, ou seja, isso é uma forma que eles encontraram para interagir funcionário e empresa. Nos anos 50, Taiichi Ohno observou o modelo de produção em massa da Ford, e a partir disso criou um dos pilares do TPS, que foi o sistema de produção just in time, que foi baseado no fluxo de uma peça só, ou seja, o passo 01 de um processo não pode continuar até que o passo 02 possa utilizar o resultado do passo 01. Outro pilar que sustenta essa ferramenta é o Jidoka, ou fabricado com qualidade. Quando os operários da linha de montagem encontram um problema, têm obrigação de parar e consertar o problema na hora.
Esses dois pilares juntos, JIT e Jidoka, formam toda a cultura da Toyota, o que faz também ser uma empresa diferente das outras. Muitas empresas tentam “copiar” a cultura, ou alguma ferramenta, porém nem sempre elas alcançam os resultados esperados. A família Toyoda fundadora da empresa, teve influência em dois aspectos muito importantes, o respeito e a humildade pelas pessoas. É possível dizer que essa influência da família é a carta na manga da empresa.
Em uma das fábricas da Toyota, localizada em Georgetown, Kentucky, possuem 7 mil funcionários que praticam nível de desperdício de matérias-primas quase zero. Essa fábrica é totalmente limpa e organizada, não existe mancha no piso e nem cesto de lixo, coisa que é