RESENHA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
O aprendizado desse método pode ser percebido naturalmente pelo aluno, por meio dos temas e conteúdos. Ser, sem dúvida alguma, necessário para que o aluno se familiarize com as novas terminologias e categorias analíticas. Para isso o professor pode se comportar didaticamente, valorizando a realidade concreta do aluno. Para começar a trabalhar espaço, território, paisagem e lugar como categorias imprescindíveis para a explicação e compreensão na analise geográfica, deve-se instigar o aluno a querer saber como o olhar geográfico pode contribuir para ajudar a desvendar a natureza dos lugares e do mundo como habitat do homem.
O estudo de Geografia possibilita aos alunos a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou á natureza.
Os conteúdos propostos para a geografia e meio ambiente começam da análise de problemas ambientais, envolvendo questões políticas, históricas, econômicas, ecológicas, geográficas, enfim, envolvendo processos variados, portanto, não seria possível compreendê-los pelo olhar de uma única ciência.
O tema Sociedade e Meio Ambiente é o que sugere maior aproximação, pois, ao tratar de formação socioespacial dos novos territórios e temporalidade do mundo, aborda-se de forma ampla os processos que geram uma determinada ocupação do solo, as demandas por recursos naturais, o crescimento populacional e a urbanização, entre outros.
O estudo mais detalhado das grandes questões do Meio Ambiente (poluição, desmatamento, limites para uso dos recursos naturais, sustentabilidade, desperdício), permitem o trabalho