Resenha
SILVA. POLO PRESENCIAL FACULDADE ANHANGUERA- PALMAS- TO
KÁTIA ALVES DE OLIVEIRA- RA: 360937
RESENHA DE PALESTRAS
AS RELAÇÕES ÉTICO-RACIAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Palmas, 2012 ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ RODRIGUES DA
SILVA. POLO PRESENCIAL FACULDADE ANHANGUERA- PALMAS- TO
KÁTIA ALVES DE OLIVEIRA- RA: 360937
RESENHA DE PALESTRAS
Resenha de palestras de Serviço Social. As Relações Ético-racial, ministrada pelo Me. Silvino Aréco, e Educação Ambiental na Sociedade Contemporânea, ministrada pela profa. Izabela Paiva.
Palmas,
2012
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Sendo a “etnia a consciência de um grupo de pessoas,” estas se diferem entre si devido sua historia, cultura, raça, língua, religião etc. A questão racial, o preconceito e a desigualdade social foi motivo de preocupação entre estudiosas e pesquisadores na área educacional durante as décadas de 1960 e 1980 no Brasil.
Entre as décadas de 70 e 80, a abertura politica com o fim do regime militar, educadores buscam uma “educação critica a serviço das transformações sociais, econômicas e politicas” , com o intuito de superar as desigualdades sociais. No PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) ·; se relata que;
A aplicação e o aperfeiçoamento da legislação são decisivos, porém insuficientes. Os direitos culturais e a criminalização da descriminação atendem aspectos referentes à proteção de pessoas e grupos pertencentes às minorias étnicas e culturais. Para contribuir nesse processo de superação da discriminação e da construção de uma sociedade justa, livre e fraterna o processo há de tratar do campo social, voltados para a formação de novos comportamentos, novos vínculos, em relação àqueles que historicamente foram alvos de injustiças, que se manifestam no cotidiano (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997).
A partir dos anos de 1990 os movimentos em defesa da igualdade de direitos para todos, seja na educação ou em