Resenha crítica dos parâmetros curriculares nacionais
Nome: Bruna Tuchenhagem Barbosa
Curso: Pedagogia, Licenciatura Data: 27/04/2009
Disciplina: Didática II – Planejamento e Prática Docente
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
B 823p Brasil. Secretaria da Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC / SEF, 1997.126p.
1 – Parâmetros Curriculares Nacionais. 2 – Ensino de primeira à quarta série. I. Título.
2. APRESENTAÇÃO DO AUTOR DA OBRA
3. BREVE SÍNTESE DA OBRA
O propósito do Ministério da Educação e do Desporto, ao consolidar os PARÂMETROS é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo conhecedor de seus direitos e deveres. O principal objetivo dos PCN’s é auxiliar o professor na execução de seu trabalho, norteando os caminhos a serem seguidos, apontando metas de qualidade que ajudem a proporcionar uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.
4. PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA
O processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais foi baseado em estudos e propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, foram analisados os dados estatísticos de desempenho de alunos e assim formulou-se então uma proposta inicial que passou por inúmeros encontros para discussão. Esses encontros também contribuíram para a reelaboração do documento, apontando a necessidade de uma política de implementação da proposta educacional inicialmente explicitada.
Os Princípios e Fundamentos dos PCN’s visam principalmente uma proposta educacional que tenha em vista a qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. Propõe uma prática educativa adequada ás necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira, que considere os interesses e as motivações dos alunos. Se existem