Educação física
RAQUEL CHICANEL DA SILVA
Metodologia do ensino da educação física escolar II
Cabo Frio
2013
RAQUEL CHICANEL DA SILVA
Metodologia do ensino da educação física escolar II
Resenha dos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio como requisito parcial para aprovação da disciplina Metodologia do ensino da educação física escolar II orientada pelo Prof: Rodrigo vale.
Cabo Frio
2013
Introdução
As diretrizes curriculares nacionais, os PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais) dos diferentes níveis de ensino e uma série de outros documentos oficiais referentes á educação no Brasil têm colocado em consonância uma tendência mundial.
a necessidade de centrar o ensino e aprendizagem no desenvolvimento de competências e habilidades por parte do aluno, em lugar de centrá-lo no conteúdo conceitual. Isso implica em uma mudança muito grande por parte da escola, que sem dúvida tem que ser preparada para ela. A LDB, Lei n.º 9.394/96, tem como proposta o fim da dualidade entre o Ensino Médio e a Educação Profissional.
As diretrizes do novo ensino médio colocam a escola como agente principal na definição do currículo, o professor como agente transformador e o estudante, o cidadão-alvo de uma mudança, os sistemas e os estabelecimentos de ensino médio deverão criar e desenvolver, com a participação da equipe docente e da comunidade, alternativas institucionais com identidade própria, baseadas na missão de educar o jovem, usando ampla e destemidamente as várias possibilidades de organização pedagógica, espacial e temporal, e de articulações e parcerias com instituições públicas ou privadas, previstas na LDB, para formular políticas de ensino focalizadas nessa faixa etária.
Vão contemplar a formação básica, incluindo a preparação geral para o trabalho, inclusive, integrando as séries finais do ensino fundamental com o ensino médio, em virtude da proximidade de faixa etária do alunado e das características comuns de