Resenha documentário
Diretor: Jon Blair
Data: Setembro de 2008
Duração: 105 minutos
Origem: Reino Unido (Filmado no Brasil)
O documentário trata sobre o dia a dia das favelas cariocas controladas pelo tráfico de drogas e da relação dos moradores, traficantes e policiais. São abordados, como personagens principais, o traficante Juarez Mendes, conhecido como “Spider man”, que controla favelas no Rio de Janeiro, o Pastor evangélico Dione dos Santos, que luta para retirar pessoas da marginalidade e o policial Leonardo da Silva Torres, que combate diariamente o tráfico e o crime. Os objetivos secundários mostram a realidade de uma população pobre do Rio de Janeiro, expondo as dificuldades de pessoas que sofrem por causa da desigualdade social, sendo que muitas são atraídas para o lado do crime.
Há uma abordagem específica para cada um dos personagens “principais”, sendo que todos são abordados com a mesma importância, por se tratar de uma realidade complexa. Dessa forma, o diretor tenta manter um distanciamento do mérito social que ele expõe, deixando que cada parte retrate sua forma de ver os fatos. Há, durante o documentário, relatos de várias outras pessoas que fazem parte do universo retratado. O grupo ou comunidade é especificamente as favelas do Rio de Janeiro e Baixada fluminense, que é controlada pelo crime, onde traficantes ditam as leis.
Todo o documentário tem como fato principal os desdobramentos do tráfico de drogas nas vidas das pessoas envolvidas, quer para o combate entre polícia e traficantes, ou mesmo para os moradores, que ficam no meio do “fogo cruzado”. Esse tema principal é muito pertinente e importante, pois trata a realidade vivida em vários morros cariocas. Quando vemos que foi filmado por um diretor inglês, temos a idéia do grau de importância, pois é a visão que se tem, no exterior, sobre o Rio de Janeiro e do Brasil.
Há vários documentários e filmes tradicionais sobre o tema. Um que obteve