Resenha documentário
Autorizado pelo Decreto Estadual 41.733 de 25/06/2001
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 4º PERÍODO – NOITE
DISCIPLINA: Org. EDUCAÇÃO INFANTIL – PROFESSORA: ALZIRA
ALUNA: JULIANA DE PAULA LIMA
O filme nos mostra quatro crianças de regiões e culturas distintas, desde seu nascimento aos primeiros anos de vida, seus primeiros passinhos e as primeiras palavras de uma forma graciosa e natural. Duas dessas crianças vivem em um meio urbanizado (Japão e EUA), as outras duas vivem em um ambiente rural (Mongólia e Namíbia). Esse cenário de contraste deixa claro que as diferenças culturais é o enredo mais forte do filme. Podemos citar, por exemplo, a cena em que uma das mães higieniza o filho com seu próprio leite enquanto a outra utiliza produtos industrializados e específicos.
Se os métodos utilizados por estas mães em situações corriqueiras são extremamente diferentes o que podemos pensar sobre o processo de desenvolvimento e socialização dessas crianças? Em todo filme as cenas de carinho e cuidado das mães para com seus filhos é indiscutível, algumas cenas são para nós inaceitáveis, mas pensamos dessa maneira, por que nos foi imposta e ensinada uma cultura que difere da cultura das mães da Mongólia, por exemplo.
Nos “Seis Estudos de Psicologia” (PIAGET, 1978, p. 15) mostra que “os interesses de uma criança dependem, portanto, a cada momento, do conjunto de noções adquiridas e de suas disposições afetivas já que tendem a completá-los em sentido de melhor equilíbrio”. A produção nos mostra o universo infantil em dois ângulos, um primeiro onde as crianças são cercadas por cuidados e estímulos e outro onde as crianças são cuidadas dentro dos mínimos recursos existentes, mas muito mais próximas do contato com a natureza, com o mundo que as rodeia.
A presença das mães é de extrema importância em todo processo de desenvolvimento, em inúmeras cenas percebemos a