Capacitores
Capacitor ou Condensador é um componente capaz de armazenar cargas elétricas em suas armaduras. As armaduras estão muito próximas umas das outras, separadas por um isolante, chamado dielétrico.
Simbologias
Todo Capacitor tem uma capacitância, que determina sua capacidade de armazenar cargas. A capacitância é medida em Farads (F) e um capacitor de 1F consegue armazenar 6,25x10¹8 elétrons por Volt.
ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES SÉRIE PARALELA
ou
Ou seja, as fórmulas são opostas às do Resistor.
CAPACITOR EM DC Em DC, só há corrente até o capacitor se carregar. Quando ele se carrega, sua tensão se iguala à da fonte e sua corrente é igual a zero. Observe os gráficos mostrando a relação entre V e I ao longo do tempo:
APLICAÇÕES DO CAPACITOR EM DC: - FILTRO: Atenua quedas de tensão em circuitos; -TEMPORIZAÇÃO (OSCILADORES): Circuitos que dependem de tempo para funcionar.
CAPACITOR EM AC Em AC, a fonte muda constantemente de polaridade, fazendo com que o capacitor sempre esteja carregando e descarregando. Assim, em AC sempre haverá corrente no Capacitor, de modo que ele funciona como uma resistência (que chamamos de Reatância, porque Capacitor não é Resistor). Em resumo, em AC o capacitor: - Funciona como um Resistor, mas com outro nome: Reatância; - Adianta a corrente em 90º da tensão;
Em AC, a Corrente está 90º adiantada da tensão no Capacitor.
Chamamos de Resistência do Capacitor em AC de reatância e não de resistência. Isso, por três motivos básicos: Primeiro, porque a reatância depende da freqüência do sinal, ao contrário da resistência, que não muda, independente da freqüência; Segundo, o capacitor defasa tensão e corrente, enquanto o resistor não defasa; Terceiro, o capacitor funciona de maneira diferente em AC e DC. APLICAÇÕES DO CAPACITOR EM AC - Impulsionar motores trifásicos; - Limitar a corrente de circuitos AC; - Fornecer queda de tensão em circuitos AC; - Barrar a parte DC de um sinal (permite a passagem apenas do sinal